domingo, 24 de agosto de 2008

...e se, por acaso, eu nao gostar muito de pamonha...?!

Fazendo o "mingau".
O "antes" de começar a coisa...
O resultado final: curau de milho verde salpicado com canela.
Vcs bem devem ter percebido que devo estar cozinhando milho de tudo qto é jeito.
Principalmente pq, aqui, as coisas sao de época, de verdade! E terminando, nao se acha mais.
Como ja expliquei, a variedade de milho que eles plantam aqui nao é uma daquelas que se encontrariam cultivadas no Brasil. Bom...ao menos comercialmente falando, ja que sempre pode ter alguém que cultive no quintal de casa, quem sabe...?
Aqui recebe o nome, absurdo, de granturco, ja que todos sabemos ser uma planta de origem centro americana. E parece que isto se deve ao fato que sao plantas oriundas de sementes de uma variedade que foi criada na regiao da Turquia. De qq maneira seria sempre algo a se pesquizar melhor para esclarecer bem esta història, se alguém estiver interessado.
Sei que quase todo mundo é adepto da pamonha, mas para o gosto da minha familia e desde os meus avòs, o curau é o "must" dos doces com milho verde. Pode ser até que seja algo genético: boh!
Meu avo materno, minha mae e eu, mm, sempre fizemos e comemos curau. Eles ralando as espigas e eu, bem...eu usando aquele liofilizado da marca Qualimax, se me lembro bem e SE AINDA é que existe.
Entao aconteceu que me vi sem esta muito pratica possibilidade, que aqui nem fazem curau e muito menos, ainda, vendem pacotinhos vapt-vupt.
Mas a minha familia sempre faz TUDO a olho, o que para mim é uma coisa que beira à impossibilidade e a incompreensao...
Sò me lembro que, durante uma "crise de abstinencia", de ter pegado uma bendita receita, anos faz, de uma empresa que produz graos, ai no Brasil. E eles que me desculpem, que nem me lembro mais onde e quem eram...mas que agradeço muito.
Enfim... eu tenho, todos os anos, milharais aqui do lado de casa. E 'ta bom, um monte plantaçao de tabaco, tb. O caso é que o tabaco eu dispenso, mas as espigas nao!
E, louca por facilitar as coisas, bato os graos no liquidificador, que assim poupo meus dedos, que nao fazem parte da receita.
E desta vez resolvi passar o liquido obtido primeiro pelo escorredor e depois pela peneira bem fina, sem deixar os residuos muito secos.
A idéia era separar a primeira leva, em porçoes congeladas, para usar para fazer bolo de milho, que eu quero tentar depois.
E o 2° residuo eu usei para fazer um creme de milho com os graos que sobraram da receita e que eu refoguei e cozinhei. E que ficou muuuuito bom.
Afinal, depois de anos dando cabeçada colhendo milho verde demais, que nao dava ponto de curau, finalmente entendi a coisa!...
A receita serve como base, sò isto. Pq apòs obter o suco do milho e deixar que "assente", devemos perceber se o amido é suficiente para fazer um mingau grosso com o leite que pensamos em colocar. Numa danada questao de bom senso: ufa...!
O amido é aquela pasta gomosa que teima em ficar grudada no fundo do recipiente onde esta o suco. E qq um que seja entendido em mingau, ou mm um bechamel, vai ter uma idéia, mm que aproximada, se aquela "maizena" ali, darà o ponto justo. Pq o tal do mingau, depois de pronto e na geladeira, deverà ter um ponto de corte, sim, mas permanecer cremoso. Sacou?
Mais uma daquelas coisas faceis, facinhas de tudo, mas com uma natureza dificil, pq simples demais.
Entao é isto.

Curau de Milho Verde
3 xicaras de graos de milho verde (+-8 espigas gdes)
1 xicara de agua
5 xicaras de leite
1 e 1/2 xicaras de açucar
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de cha de sal
canela para polvilhar
Bater no liquidificador, sem exagerar, os graos de milho com o copo de agua.
Passar este composto por uma peneira fina, ja sobre a panela que irà ao fogo, obtendo um suco de milho verde.
Acrescentar o resto dos ingredientes.
Levar em fogo médio/alto, mexendo de vez em qdo até que comece ferver.
Entao, abaixar o fogo ao minimo e mexer sem parar por ao menos 15 minutos, até obter o ponto de mingau grosso.
Despejar no recipiente que se escolheu, tendo o cuidado de ter-lo umidecido antes, sem enxugar, so escorrendo o excesso de agua.
Salpicar bem com canela ralada e levar à geladeira atè que fique com uma consistencia, assim, de pudim.
Depois é sò servir.
Ja como mingau é bom, mas nao custa ter um pouco de paciencia para que o resultado, de bom passe a perfeito!
E sò para ficar claro: na verdade fiz esta receita mas usei o dobro da quantidade do milho, pq vi que o amido que tinha nao daria conta de deixar com a consistencia justa.
E, pela primeira vez, deu SUPER certo!
Pq, vcs que me desculpem, mas até o meu "a olho" precisa de medida, minha gente!!!!


Nenhum comentário: