sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Problema de tempismo?


No que seria um problema de tempismo, ja que a sua economia, consistente, é uma das com enorme potencial, além de atrair muitos investidores potentes, finalmente o Brasil se transformou em um País de classe média!
E é o que afirma a revista The Economist deste mes.
A reportagem confronta um pais antes caracterizado por seus extremos, com o atual crescimento de empregos dentro da economia formal. O que facilita o acesso ao crédito, à propriedade ou tb a compra de um carro. Ampliando, assim, o acesso de uma faixa da populaçao aos bens de consumo a que, antes, nao teria acesso.
A população brasileira teve um crescimento de 44% para 52% da classe média, desde 2002, com salarios entre R$ 1.064 e R$ 4.561, conforme dados da Fundação Getúlio Vargas.
Portanto, foi ultrapassada a barreira dos 50%.
Com uma melhoria na qualidade da educação e tb a mudança de empregos informais para os formais, fatores apontados como responsáveis pelo movimento, de acordo com Marcelo Neri, da FGV.
O que também tem ajudado a estimular o poder de compra da classe média, è o aumento da possibilidade de crédito.
E, como bem sabemos, tudo pode ser parcelado. E até pelo cartao de crédito, na inédita forma de parcelas fixas do total do valor à vista do produto, sem a incidencia de juros.
E assim, até mesmo as cirurgias plásticas podem ser feitas a prestações no País, como bem ressaltou a revista.
Outra coisa interessante, seria a demanda por produtos de beleza por essa parte da população em ascensao, o que pode ser reflexo do padrão estabelecido pelas novelas.
Conforme a The Economist, a classe média brasileira é mais consciente, na hora do consumo, do que a da América do Norte e da Europa mas, no entanto, não gosta de comprar em lojas que pareçam baratas.
A Revista diz tb que, no passado, as pesquisas mostravam uma preferência pelo PSDB, , em detrimento do PT. Agora, com a ascensão da classe D para C, isto se altera.
"Mas permanece irônico que esta grande transformação social, que foi atingida em parte pela abertura comercial com o resto do mundo, possa acabar apoiando um partido que, até recentemente, era favorável à autarquia."
Pois è...
Se ve que mm assim, continuaremos com um pézinho dentro dos contrastes, para nao chamar isto de insolito...
Bem...a abertura de tantas lojas de grifes famosas e outras coisinhas mais, nao deixa de confirmar parte disto do que a publicaçao fala.
E se por aqui , antes, era muito dificil explicar para "o povo em geral", ser o Brasil uma das dez grandes economias do mundo, quem sabe, agora, fica um pouco menos complicado!...

3 comentários:

Adriana disse...

Oi Clau , como vai? passei pra te desejar uma boa semana , ah! a dica da ameixa é ótima.
Beijos.

Adriana disse...

Oi Clau, aminha avó tirava pelo rabo sim rsss, sabe aquela parte menor do rabo ? é sopegar com uma faca afiada com cuidado e puxar devagarinho , a tripa sai inteira , as vezes não dá certo mas na maioria sim.
Beijos boa semana.

Fábio Adiron disse...

Clau

Esse é um país estranho...o dólar cai e as exportações aumentam. Você investe na classe E e quem aumenta é a B/C

Aparentemente estamos chegando no estágio em que o país funciona apesar do governo (ou seja, tanto faz quem está lá...)