domingo, 1 de fevereiro de 2009

Bolo de coco e queijo com cobertura de chocolate


Eu, basicamente, tenho quase sempre adaptado uma receita que além de ser pratica e facil é tb muito boa. Um verdadeiro "coringa" na hora do aperto!
E se pode modificar tanto os ingredientes qto a quantidade: sempre proporcionalmente, claro.
Mas a versao reduzida, que é esta aqui, ja é de bom tamanho!
Se quizer mais rapida, basta usar o microndas, isto para quem nao é contra.
E a calda de chocolate que eu usei é de autoria do Bergamo.
E aqui eu a fiz mais fluida para que penetrasse no bolo e servisse tb para grudar o coco ralado. Mas se alguém quizer mais consistente, ou quase puxa-puxa, basta deixar mais tempo no fogo e controlar.
Ingredientes:
1 ovo
1/2 xicara de açucar
1/2 xicara de leite
1/2 xicara de oleo (isto se o coco for seco, senao sò 1/3)
1/2 xicara de coco e + 2 colheres de sopa cheias de queijo parmigiano ralado
1 xicara de farinha
1/2 colher de sopa rasa de fermento
Basicamente seria bater tudo até homogenizar muito bem.
Mas eu prefiro sempre bater, primeiro, o ovo inteiro com o açucar até ficar amarelinho claro.
E aqui, depois de misturar o resto, deixei o composto repousando um pouquinho antes de colocar o fermento. Assim o coco, que era desidratado, se reidratou com o liquido da massa.
Depois é so levar em forno pré-aquecido a 180°C por +- 20 minutos. Ou entao, cerca de 4 minutos no forno microndas, potencia maxima. Sempre testando com um palito, ok?
A cobertura , que eu fiz em quantidade reduzida à metade, se consiste em deixar 5 minutos fervendo ou mm sò 2 minutos no microndas, em potencia baixa.

Cobertura do Bergamo
4 colheres de sopa de açucar
3 colheres de sopa de chocolate em pò (amargo)
3 colheres de sopa de agua
1 colher de sopa de manteiga
Bater um pouquinho para homogenizar e versar sobre o bolo de maneira uniforme, salpicando coco ralado por cima.
No meu caso eu usei leite em vez de agua e sò uma colher de chocolate, o que para os daqui é suficiente.
Mas esta cobertura é sempre facil e boa demais.
E o bolo ficou um "bombonzinho"!


6 comentários:

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Clau,
vc me deixou com água na boca...
Vou ter que fazer esse bolo.
Parmegiano é o queijo parmesão aqui do Brasil?
Bjs

clau disse...

Ciao Dani!
Sim, é o parmesao.
E se vc preferir podera até inverter a quantidade que eu coloquei de coco/queijo, sem se esquecer, assim, de reduzir o oleo pq o queijo ja é bem oleosinho...
Como nao sei como funciona com a farinha dai, me conta como ficou,ok?
Legal "falar" com vc!
Bjs!

Nela disse...

Clau, ficou óptimo seu bolo, receitinha anotada para experimentar, beijinho boa semana.

clau disse...

Ciao Nela e obrigada pelo elogio!
Logo, logo, irei la no seu cantinho para lhe "visitar", ok?
So que, para isto,eu preciso usar o computer do marido,rss.
Tudo de bom.
Bjs!

AndreaDomingas disse...

Oi Clau!
Ando desaparecida por falta de tempo e quando venho aqui, olha o que encontro! O bolo ficou tentador... eu também quero fazê-lo em breve!
Bjs

clau disse...

Ciao Andrea!
Estamos todos correndo atras do tempo!
Mas um tempinho para bater um bolinho tem que sobrar, nao é verdade?
Tudo de bom para vc!